22 de fev. de 2010

Segunda chance



Como apenas a nossa presença pode influenciar outras pessoas... de maneira positiva ou negativa, nunca conseguimos nos isolar do mundo que nos cerca.

Muitas vezes não entendo por que tem pessoas que não gostam das outras sem ao menos conhecê-la, sem dá-la uma chance de ver realmente como ela é...
Por que julgamos os outros?
O que é considerado normal ou dentro dos padrões de "boa pessoa"?
Tudo tem que ser perfeito?

Sei que isso acontece sem que percebamos, as vezes até sem querer, mas isso não isenta a culpa por não fazer nada a respeito.

Devemos mudar isso!

Devemos ouvir, conversar e conhecer melhor todos os que convivem conosco.
Podemos estar perdendo a chance de encontrar bons amigos, pessoas interessantes, apenas por causa de um pré julgamento sem fundamento.
Fiz alguns amigos dessa forma, começou que eu não gostava muito da garota ( não ia com a cara dela) de repente começamos a conversar e hoje ela é uma das minhas melhores amigas. Falamos sobre isso e rimos muito. Que bom que eu pude mudar minha primeira impressão.

Tem pessoas que não essa chance a ninguém, faz uma ideia errada sobre alguém e não se importa se isso é verdade ou não. O que essa pessoa não sabe é que as atitudes podem denunciar esse comportamento e deixar a outra pessoa triste por não entender o por que disto ou o que ela fez para merecer isso...

Conhecer nós mesmos, policiar nossas atitudes, olhar a vida com amor e respeito pode ser um bom começo para mudar esse julgamento, essa primeira impressão negativa dos outros, eu acho...

3 comentários:

  1. Tem pessoas que convivem com você por anos mas, ao invés de lhe dar uma chance, buscam em tudo o que você faz uma justificativa para aquilo que ela já pensa a seu respeito. Isso é ainda pior.
    Analisar, julgar... é normal. Não podemos é deixar um julgamento inicial, não embasado, interferir de maneira tão determinante que nos impeça de reavaliar o julgamento, de posse de novos dados.
    Mas, como bem coloca Sir Arthur Conan Doyle, nas palavras de seu personagem Sherlock Holmes, "Tecer teorias antes de estarmos de posse de todos os fatos é um grave erro, pois temos a tendência a distorcer os novos fatos para comprovar nossas teorias, ao invés de adaptarmos nossas teorias aos novos fatos". E análises e julgamentos são, essencialmente, teorias.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei seu blog, adorei todas as suas materias, sua escrita, quando tiver um tempinhu passe lah no meu...Bjos

    ResponderExcluir
  3. Realmente até no mundo virtual isso acontece!As pessoas tem uma antipatia á primeira vista,sem motivo!Isso precisa mesmo ser mudado e exposto!Adorei seu texto!Bjs,

    ResponderExcluir